quinta-feira, 1 de outubro de 2009

FOMOS LAVADOS PELO PRECIOSO SANGUE DE JESUS

Quando se fala no precioso sangue de Cristo, entende-se toda a dimensão da salvação do homem de seus pecados. E de como Deus desde o principio providencia os meios, os métodos, os símbolos, os tipos imprimindo em nossas mentes a necessidade do sangue remidor, para nos aproximar de sua presença santa.
“Sabendo que não foi mediante coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados do vosso fútil procedimento que vosso pais vos legaram, mas pelo precioso sangue, como de cordeiro sem defeito e mácula, o sangue de Cristo,” I Pedro 1:18,19
“ …Sem derramamento de sangue não há remissão.” Hebreus 9:22 “ …Cristo o nosso Cordeiro pascal foi imolado.” I Coríntios 5:7
O sangue de Cristo é o ensino predominante de toda a bíblia, é o assunto principal, em linguagem direta ou indireta, ou forma de metáforas, o certo é que desde seu início no Éden (Gênesis 3.21) e vai até Apocalipse (19.13), sempre descrevendo de forma clara a sua importância no processo da salvação dos homens.
A expiação pelo sangue tem sua origem na eternidade, na mente de Deus. A expiação estava explícita no “coração de Deus”, antes de tornar-se um fato explícito na história do homem. I Pe 1.18-20; Ap 13.8
Conhecido antes e manifesto na plenitude dos tempos. I Pe 1.2 Determinado por Deus. At 2.22-23 Finalidade: salvar os homens pela fé em Cristo. Ef 1.4-7
Quando aprofundamo-nos nos significados e descrições da natureza da expiação, passamos a entender todas as implicações relacionadas a nós, e os benefícios a que somos abençoados.
Seu sacrifício por nós, foi:
Voluntário. (Por livre escolha, não por compulsão). João 10:17-18; GL 2:5-8
“Algumas vezes atribuímos a morte de Cristo aos Judeus, outras vezes aos soldados romanos, mas, na análise final, Jesus morreu sob o acordo de Sua própria vontade. Não lhe foi imposto, a não ser o impulso de seu próprio coração cheio de amor. O amor compele porque impele. Não há poder que seja exercido tão poderosamente como o amor na força de sua intensidade… Sua disposição de agir em nosso lugar ressalta o valor intrínseco de sua ação.”
Quando nos aprofundamos nos significados e descrições da natureza da expiação, passamos a entender todas as implicações relacionadas a nós, e os benefícios a que somos abençoados.
Expiatório. IS 53:5-6; Gl 3:13 = Cobrir; apaziguar; tornar satisfatório.
“A palavra expiação no hebraico significa literalmente cobrir, e é traduzida pelas seguintes palavras: fazer expiação, purificar, quitar, reconciliar, fazer reconciliação, pacificar, ser misericordioso e adiar.”
A expiação original inclui a idéia de cobrir, tanto os pecados (Sl 78.38; 79.9; Lv 5.18) como o pecador (Lv 4.20). Expiar o pecado é ocultar o pecado da vista de Deus de modo que o pecador perca seu poder de provocar a ira divina.
A morte de Jesus foi uma morte expiatória, porque seu propósito era apagar o pecado. (Hb 9.26,28; 2.17; 10.12-14; 9.14).” Myer Pearlman, Conhecendo as Doutrinas da Bíblia, pág. 132,133.
Finalidade: Cobrir os pecados da ira de Deus. Sl 78:38 Apagar – Jr 18:23 Remover – Is 6:7. Lançar na profundeza do mar = Esquecer – Mq 7:19 Perdoar – Sl 78:38
Propiciatório: Significa: (Juntar, tornar favorável ou efetuar reconciliação). Is 53.8,10-12; Tornar propício, favorável. Rm 3:25; I Jo 2:2; I Jo 4:10
“Crê-se que a palavra propiciação tem sua origem em uma palavra latina “Prope”. Que significa “perto de”. Assim se nota que a palavra significa juntar, tornar favorável ou efetuar reconciliação. Um sacrifício de propiciação traz o homem para perto de Deus, reconcilia-o com Deus, fazendo expiação por suas transgressões, ganhando graça e o favor divino.”
Reconciliatório: II Cor 5:18,19; Rm 5:5-10; Cl 1:15-21 A obra de reconciliação já foi totalizada por Cristo.
Substitutivo: (Em lugar de outros). II Cor 5:21; I Pd 2:24; Lv 1:3-4 O castigo que traz a Paz estava sobre Ele (Jesus). Is 53:5; I Pd 2:24; Mt 1:21
Esse termo, ‘substituto’, não ocorre na Bíblia; porém, o princípio que representa se encontra por toda a Bíblia, em conexão com os ensinamentos referentes à morte de Cristo, quer por símbolos quer por afirmação direta e clara. Traz em si o pensamento de que Cristo tomou o lugar dos pecadores ofensores, levando-lhes a culpa e sofrendo o castigo que mereciam.
Justificativo: Rm 5:1; 3:24 (Somos justificados diante de Deus em Jesus).
Redentor: Gl 3:13; Gl 4:4,5; Mt 20:28; Mc 10:45
A palavra redimir, tanto no Antigo como no Novo Testamento, significa tornar a comprar por um preço; livrar da servidão por preço, comprar no mercado e retirar do mercado.
O termo ‘resgate’ deriva das transações efetuadas entre os homens, como a libertação de um cativo mediante o pagamento do resgate, ou a soltura de um devedor encarcerado, ao liquidar sua dívida.
Comprado por preço. Livre da escravidão por um preço de resgate.
Jesus é o nosso Redentor. (Nosso Boaz) Rt 4. O homem foi vendido ao pecado. Rm 7:14; Está escravizado pelo pecado. Jo 8:34: Rm 6:17,18 Fadado a morrer. João 3: 18,19; Ez 18:4.
Liberto por um preço. I Coríntios 6:20; 7:23; João 8:36 Jesus nos comprou por seu sangue. Atos 20:28 Fomos resgatados pelo sangue. I Pd 1:18-20
O sangue de Cristo é suficiente para cobrir os pecados de toda a humanidade, desde Adão até o último homem. Mas, só é eficiente aos que crêem. (Tem que ser aplicado nos pecados) João 1:29; I Jo 2:2; tem que crer e confessar. João 1:12; Rm 10:9,10. Quem não crer já estar julgado. João 3:18; 36
Jesus já pagou a dívida contra nós. Cl 2:13,14 Nos libertou. Ap 1:15 Nos purificou. Hb 9:22; I Jo 1:7
O Espírito Santo faz morada em nós. I Cor 6:19,.20 Testifica que somos filhos de Deus. Rm 8:16
A vida eterna é muito mais que uma existência. Significa vida por excelência. Vida no favor de Deus e comunhão plena. Vida de intimidade e conhecimento de Deus. Jo 17:3
Graças ao sacrifício de Cristo temos uma “Vida Vitoriosa.” Rm 8:35-39
O amor de Cristo nos constrange. II Cor 5:14; Gl 2:20.
Somos vencedores através do sangue de Cristo. Ap:12:11
Somos lavados pelo sangue de Cordeiro. Ap 7:14
Qual a nossa resposta a tamanho sacrifício? (II Cor 5:14-17).

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