quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

FUNDAMENTOS ERRÔNEOS SOBRE AS ESCRITURAS SAGRADAS


FUNDAMENTOS ERRADOS DA MENTE

I - INTRODUÇÃO

1. Todas as questões da vida iniciam-se na mente, tanto a vitória como a derrota.
2. A imagem que o indivíduo forma de si mesmo determinará o seu futuro.
3. A nossa mente é o campo onde as batalhas são travadas.
4. A verdadeira guerra espiritual não é uma questão de expulsar os demônios, mas é o resistir aodiabo e as imagens que ele lança na mente do homem - “Sujeitai-vos, portanto, a Deus; masresisti ao diabo, e ele fugirá de vós” – Tiago 4:7.
5. “Nós não somos o que pensamos ser”, até que pratiquemos o que a Palavra diz: “Julgai todasas coisas, retende o que é bom” - 1 Ts 5:21. Passamos a escolher no quê devemos crer, desenvolvendo uma identidade própria.
6. O homem é o resultado da “fôrma” da sua formação social, e também sofre com a influênciade quem quer o tempo todo deturpar e destruir aquele que foi formado para ser a imagem e semelhança de Deus.
7. O desafio de todo o que recebe Jesus como Senhor e Salvador, é possuir uma mente semelhante à de Cristo, como dizem as Escrituras Sagradas: “Quem pode conhecer a mente do Senhor? Quem é capaz de lhe dar conselhos? Mas nós pensamos como Cristo pensa” – 1 Co 2:16 (NTLH).
II - PRIMEIRO FUNDAMENTO ERRADO: UMA AUTO-IMAGEM ERRADA
1. Existe uma sequência simples em nossa mente: imagens produzem pensamentos, pensamentos produzem palavras, que, por sua vez geram ações (comportamentos).
2. Comportamento é a maneira como o homem vê a si mesmo e o mundo a sua volta.
3. As imagens são formadas a partir das bases de crenças, que são os esquemas segundo o qual agem todos os homens.
4. Se quisermos mudar o comportamento, ações, temos que ir a origem e mudar a imagem.
5. Para mudar a imagem, necessitamos mudar as bases de crença, os esquemas.
6. Deus não disse para o homem olhar para as dificuldades. O Salmista responde a isso quando diz: “Elevo os olhos para os montes, de onde virá o socorro? O meu socorro vem do Senhor que fez o céu e a terra”- Sl 121:1-2.
7. Há grandes diferenças entre quem vê dificuldades e problemas, de quem vê desafios: Moisés e o mar vermelho, Davi e Golias, etc; O que se foca e como se foca determinará o resultado a ser obtido.
8. A autoimagem negativa leva o homem a derrota: “Também vimos ali gigantes (os filhos de Anaque são descendentes de gigantes), e éramos, aos nossos próprios olhos, como gafanhotos e assim também o éramos aos seus olhos” - Nm 13:33.
9. O homem é o resultado do que pensa ser: “Porque, como imagina em sua alma, assim ele é” - Provérbios 23:7.
III - SEGUNDO FUNDAMENTO ERRADO: LEMBRANÇAS ERRADAS
1. A forma como predomina as lembranças erradas e não as certas, como quadros pendurados na parede da memória, determinam as ações conformistas e derrotistas das pessoas:
1) Informações armazenadas desde que nascemos, memórias:
a) Dores, ódios, humilhações, experiências traumáticas;
b) Diz a lei da psicologia: “Não se confessa, aquilo que primeiro não se toma consciência”;
c) Vivem tentando fugir das coisas que foram desagradáveis: “Eu não quero pensar nisso...”;
d) Coisas ruins que marcaram, e por serem cristãos, não podem admitir que foram
machucados:
Surra injusta dos pais (talvez já tenham morrido);
Maus tratos dos amigos, da família, dos professores;
Incompreensão e desprezo de uma pessoa amada, ou de quem se espera um reconhecimento;
Abuso sexual;
Vítima de assalto ou de um ato violento;
Complexo de inferioridade;
e) Os quadros pendurados na parede da memória que Jesus Cristo precisa retirar.
2. A Palavra de Deus nos adverte a não vivermos das memórias passadas (sofrimento, escassez, pelejas, adversidades); do mesmo modo também não podemos viver das ações vitoriosas de Deus no passado – Is 43:18-25.
3. O apóstolo Paulo oferece um tratamento terapêutico composto de três etapas:
1) A primeira é a firme disposição de superar as coisas do passado (esquecendo-me das coisas que para trás ficam);
2) A segunda é centrar todos os esforços e a concentração mental (criando imagens) naquilo que se deseja alcançar (avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo);
3) A terceira é a consciência de que todo o resultado da superação dos desafios demanda na obtenção de algum prêmio (para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus) - Fl 3:13-14.
4. Uma outra lembrança de escravização do passado é o ressentimento e a falta de perdão, pois, aquele que guarda ressentimento e não perdoa é um refém de um fato pertencente ao seu passado.
IV - TERCEIRO FUNDAMENTO ERRADO: CONFISSÃO ERRADA
1. Confissão significa: Declarar; revelar culpa, defeito, falta, pecado, verdade etc. Fazer uma confissão de culpa, defeito, falta, pecado, verdade, etc. Declarar-se, reconhecer-se.
2. Aquilo que se fala é aquilo que se produz. Uma confissão errada produz colheita errada – Não vos enganeis: de Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará” - Gl 6:7.
3. Uma confissão errada contamina todo o homem - “Mas o que sai da boca vem do coração, e é isso que contamina o homem” – Mt 15:18.
4. Nunca fale exaltando a doença, mas, confesse saúde. Nunca fale exaltando a miséria, mas, confesse prosperidade.
5. Não se pode ceder às pressões das circunstâncias da vida, pois, o que deve predominar é aquilo que se crê, pelo poder do nome de Jesus Cristo, conservando firmemente integra, a nossa confissão – “Tendo, pois, a Jesus, o Filho de Deus, como grande sumo sacerdote que penetrou os céus, conservemos firmes a nossa confissão” – Hb 4:14.
6. Uma confissão errada produzirá morte. Porém, uma confissão justa e correta produzirá vida - A morte e a vida estão no poder da língua; o que bem a utiliza come do seu fruto” – Pv 18:21.
7. Muita gente erra por não confessar, adquirindo enfermidades, tanto da alma quanto do corpo, enquanto que o confessar, associado a oração de um justo, produzem cura - “Confessai, pois, os vossos pecados uns aos outros e orai uns pelos outros, para serdes curados. Muito pode, por sua eficácia, a súplica do justo” – Tg 5:16.
V – QUARTO FUNDAMENTO ERRADO: MENTE PASSIVA
1. Como podemos entender o significado de uma mente passiva?
1) É aquela que sofre ou recebe uma ação ou impressão;
2) Que não age nem reage; indiferente, inerte;
3) Diz-se do verbo cuja ação é recebida ou sofrida pelo respectivo sujeito.
2. Há um ditado que diz: “Mente ociosa é oficina do diabo”, ou seja, a mente passiva recebe qualquer ação ou impressão de mensagens destrutivas, com indiferença, inerte e sem reação.
3. Deus ajuda o indivíduo na sua caminhada, quando este traça em sua mente um caminho a ser seguido. Uma mente que reage contra todas as circunstâncias adversas, pensando e fixando mensagens esperançosas e positivas – “O coração do homem traça o seu caminho, mas o SENHOR lhe dirige os passos” - Pv 16:9.
4. A mente passiva é facilmente corrompida pelo diabo, da mesma forma como ele fez com Eva, no jardim do Éden - “Mas receio que, assim como a serpente enganou a Eva com a sua astúcia, assim também seja corrompida a vossa mente e se aparte da simplicidade e pureza devidas a Cristo” – 2 Co 11:3.
5. A passividade pode corromper a mente e a consciência. Estas, sendo corrompidas, torna impura a maneira de ver o mundo a sua volta - “Todas as coisas são puras para os puros; todavia, para os impuros e descrentes, nada é puro. Porque tanto a mente como a consciência deles estão corrompidas” – Tt 1:15.
6. A mente passiva jamais estabelecerá propósitos para a vida. Por isso há tantas pessoas que não vivem a vida, mas, vagam pela vida, sem definição do que são e do que querem, no que e em que devem crer. Os propósitos do indivíduo não são descobertos e estabelecidos com definições simplistas, mas, são buscados com inteligência, por uma mente ativa, com uma meditação consciente analisando até o inconsciente, como quem busca algo nas profundezas das águas - “Como águas profundas, são os propósitos do coração do homem, mas o homem de inteligência sabe descobri-los” – Pv 20:5.
7. A mente não ser passiva, suscetível à opinião dos outros e incapacitada de formular conceitos, tipo Maria-vai-com-as-outras - “Um faz diferença entre dia e dia; outro julga iguais todos os dias. Cada um tenha opinião bem definida em sua própria mente” – Rm 14:5.
8. O que fazer para proteger a mente da passividade?
1) Aplicar a paz de Deus como selo;
2) Selo é aquilo que mantém algo fechado ou em segredo;
3) A paz de Deus como selo mantém a mente lacrada, guardada, e protegida contra as invasões que trazem prejuízos - “E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus” – Fl 4:7;
4) Manter a mente ocupada com tudo o que edifica - “Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento” – Fl 4:8.
9. Se todas as mentes dos que dizem compor o corpo de Cristo estivessem devidamente restauradas, as mentes sãs garantiriam um corpo mais saudável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário