domingo, 24 de abril de 2011

OS LIMITES DO HOMEM – O LIVRE ARBÍTRIO

Naturalmente, o homem por si só e em sua plena ignorância sabe que é limitado. Todavia, quando se acultura e domina-lhe o ego antropocêntrico, sente-se liberto da falta de conhecimento e começa a sua incansável procura dos “ilimites”.

Devemos nos lembrar que, a procura do homem pelos seus valores e domínio do universo é bíblico. E, meu querido e amado pastor Rev. Océlio Nauar, em uma de suas ministrações acadêmicas disse: “Quando o homem chegar ao topo da criação deparar-se-á com o Magnífico Criador, nosso Eterno Deus Supremo” (palavras modificadas por mim).

A própria ciência humana, muitas das vezes, termina se desmentindo e sendo fruto de sua própria contradição. Um dos exemplos que podemos citar são as teorias da evolução do homem. Estas investigações foram desarticuladas pela comprovação científica da evolução genética.

O homem, em sua relação com a complexidade do mundo, deve ser entendido como existente e sujeito responsável por seus projetos (sua liberdade). No mundo, ele sente-se atormentado e limitado diante daquilo que o transcende e que não pode ser transformado ou modificado a partir de sua escolha (vontade). Sua condição de poder buscar a liberdade e ter o discernimento da escolha não livra sua consciência de ser lançada na problemática das ‘situações-limites’ (o homem não pode abandonar seu ser). O fato de não poder interferir naquilo que não pode ser escolhido (e modificado por sua vontade) ou mesmo saber quais são as suas implicações mais significativas (em sentido teleológico) faz o homem deparar-se com a angústia e o desespero, vivenciados numa contextualidade de medo e de temor. As “situações-limites” assombram a consciência humana, pois ela é tocada pela contingência do próprio homem e do mundo. Limite (impossibilidade) e finitude são categorias inerentes à condição humana e interagem com o mundo, nas mais variáveis circunstâncias advindas da natureza humana.

O livre arbítrio

Quando buscamos entender alguma matéria da bíblia ou mesmo um versículo distinto devemos, antes de quaisquer procedimentos, buscar a presença do Espírito Santo para não nos incharmos no nosso próprio entendimento ou mesmo de outrem. O Apóstolo Paulo nos adverte: “Ninguém vos domine a seu bel-prazer com pretexto de humildade e culto dos anjos, envolvendo-se em coisas que não viu; estando debalde inchado na sua carnal compreensão.” (Colossenses 2:18)

O Aposto Paulo em uma de suas preciosas orientações aos servos de Deus argumenta: “Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas edificam.” (1 Coríntios 10:23). Neste momento ele reconhece o livre arbítrio, mas nos orienta que ele pode nos levar ao pecado e a distanciar de Deus.

O Apóstolo Paulo naquele momento mostra que o homem sem Deus é livre e ilimitado, isto é, procede conforme os seus desejos carnais; todavia, se se importa com sua alma, vê que não é livre e carece da graça salvadora de Nosso Senhor Jesus Cristo e da consolação do Espírito Santo de Deus. Nesse momento ele se volta, despreza os desejos de sua carne e volta aos braços do Pai reconhecendo a importância do sangue remidor de Nosso Senhor Jesus Cristo. Nesse momento ele vê que ao contrário às afirmações de ateístas, estetas e epicuristas através dos séculos, o homem não pode viver sem Deus. O homem pode ter uma existência mortal sem confessar que Deus existe, mas não sem o fato de Deus. Devemos todo o nosso ser a Deus, em Cuja imagem somos feitos (Gênesis 1:27). Nossa existência depende de Deus, quer queiramos aceitar a Sua existência ou não. Ele é a vida (João 14:6), e toda a criação subsiste pelo poder de Cristo (Colossenses 1:17). Até mesmo aqueles que rejeitam a Deus recebem seu sustento dEle: “Porque faz que o seu sol se levante sobre maus e bons, e a chuva desça sobre justos e injustos” (Mateus 5:45). Pensar que o homem pode viver sem Deus é achar que um girassol pode viver sem luz ou uma rosa sem água.

Alguns rejeitam a Deus, mas ainda vivem vidas de diversão e alegria. Suas ambições carnais aparentam render-lhes uma existência gratificante e tranquila. A Bíblia diz que há certo gozo que pode ser desfrutado do pecado (Hebreus 11:25). O problema é que tudo isso é temporário; a vida nesse mundo é curta (Salmos 90:3-12). Mais cedo ou mais tarde, o hedonista, assim como o filho pródigo da parábola, percebe que os prazeres desse mundo não sustentam sua alma (Lucas 15:13-15).

 A ação do Espírito Santo na vida do Homem

O Espírito Santo é quem convence o homem de sua realidade, isto é, de que ele nada é e que sem Deus, seu caminho mais certo será o lago de fogo do inferno, e que para que ele tenha seu valor, é necessário se converter. A Bíblia nos diz que o Espírito Santo é concedido a todo homem no momento da sua conversão (1 Co.12.13, Ef. 1.13 e 4.30) e que os  dons espirituais são graças para capacitação dos crentes em Jesus Cristo e edificação da Igreja. O Dom do Espírito é o poder e a Graça de Deus aos homens (ICo.12).
O homem torna-se ilimitado quando é transformado pelo Espírito Santo. O homem carnal deixou de existir (Gal. 2:20). Isto porque sabe que seu limite será o porvir na eternidade, na presença do Deus Altíssimo e nessa poderosa força pode bramir: nada me separa do amor de Deus (Rom. 8: 38-39).

Um comentário:

  1. Tio, se blog está muito bom! concordo em partes (apenas em partes) com este post. O homem sem Deus não é livre nem ao menos ilimitado, mas sim escravo do pecado, pois sua carne (vontade)só pende para o mal. Sem a ação suprema do Espírito Santo jamais temos condição de reconhecer a miserável e pecaminosa vida em que estamos entregues, separados de Deus. E penso que Paulo no texto acima citado, não reconhece o livre arbítrio do homem, mas sim a liberdade que temos em nossa nova vida em Cristo. abraços.... Paz!

    ResponderExcluir