terça-feira, 3 de novembro de 2009

HIPÓCRATES - O DESPERTAR DA MEDICINA

Hipócrates viveu no século V a.C. e determinou normas de comportamento para os médicos que são válidos em todas as épocas, sejam quais forem os progressos da ciência.


A ele são atribuídos os seguintes escritos: O juramento, Tratado sobre o Mal Sagrado, Os Ares, as Águas e os Lugares, O Prognóstico, o primeiro e terceiro livro do Tratado sobre Epidemias, A Medicina Antiga e os Aforismos.

A coleção Hipocrática está entre as primeiras obras que abordam a medicina como ciência natural e experimental.

Ele separou a medicina da filosofia, tirando-a do caminho da especulação abstrata para colocá-la na trilha do estudo racional. Em outras palavras, recorreu à razão para avaliar os dados extraídos da experiência.

Hipócrates estabeleceu os passos principais a serem seguidos pelo médico: primeiro, descobrir os sintomas ou sinais da doença; depois, o diagnóstico, ou seja, a identificação da moléstia; em seguida, a terapia, isto é, os meios de cura.

Entre as obras mais importantes do Corpus hippocraticum está o Tratado dos ares, das águas e dos lugares (século V a.C.) que, no invés de atribuir uma origem divina às doenças, discute suas causas ambientais. Sugere que considerações tais como o clima de uma população, a água ou sua situação num lugar em que os ventos sejam favoráveis são elementos que podem ajudar ao médico a avaliar à saúde geral de seus habitantes. Outras obras, como o Tratado do prognóstico e Aforismos, anteciparam a idéia, então revolucionária, de que o médico poderia predizer a evolução de uma doença mediante a observação de um número suficiente de casos.

A idéia da medicina preventiva, concebida pela primeira vez no Regime e no Regime nas doenças agudas, faz finca-pé não só na dieta, mas também no estilo de vida do paciente e em como ele influi sobre seu estado de saúde e convalescença. A doença sagrada, um tratado sobre a epilepsia, revela o conhecimento rudimentar da anatomia que imperava na antiga Grécia. Acreditava-se que sua causa era a falta de ar, transportada ao cérebro e às extremidades através das veias. No livro As Articulações, se descreve o uso do chamado banco hipocrático para o tratamento das luxações.

O médico mais importante da antiguidade é considerado o pai da medicina. Nascido provavelmente na ilha de Cos, na Grécia, realizou numerosas viagens antes de estabelecer-se definitivamente na ilha para dedicar-se ao ensino e à prática da medicina. Morreu em Larissa, na Grécia, e pouco mais se sabe dele. Seu nome se associa ao juramento hipocrático, embora é muito possível que não tenha sido ele o autor do documento. De fato, das quase setenta obras que formam parte do Corpus hippocraticum, é possível que só tenha escrito cerca de seis. O Corpus hippocraticum provavelmente é o único documento que existe da biblioteca médica da famosa Escola de Medicina de Cos. Seus ensinos, seu sentido de previsão e sua capacidade para a observação clínica direta quiçá influenciaram aos autores desses trabalhos e, sem dúvida, contribuíram em grande medida para eliminação da superstição da medicina antiga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário